quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Origem da Cerveja no Brasil





A cerveja chegou ao Brasil no século XVII durante a Companhia das Índias Orientais. O produto saiu de cena junto com os holandeses, em 1964, e só reapareceu em 1808, quando Dom João VI e a Família Real Portuguesa desembarcaram no Brasil, fugindo da invasão napoleônica. Na época, o Brasil tinha como sua principal bebida o aguardente de cana de açúcar.

O cenário começou a mudar no decorrer do século. Imigrantes trouxeram as técnicas de produção artesanal de cerveja. Microcervejarias começaram a aparecer no Rio de Janeiro, em São Paulo e no sul do país.

Em 1853 surge a Bohemia, primeira cerveja brasileira. Criada pelo colono Henrique Kremer, em Petrópolis (RJ), a Bohemia veia a ganhar esse nome em 1898.

Na década anterior, em 1885, ainda sob o Império, um grupo formado por industriais paulistas (Joaquim Salles, Luiz Campos Salles, José A. Cerqueira, Luiz de Toledo Pizza, Antonio Penteado e José Penteado Nogueira) adquire um terreno no bairro da Água Branca, em São Paulo, onde futuramente seria instalada a matriz da Companhia Antarctica  Paulista.

Em junho de 1887, no Rio de Janeiro, o suíço Joseph Villiger registra a empresa Villiger & Cia. No ano seguinte, ele dá início à produção em sua casa a uma cerveja similar ao gosto europeu. Com produção diária de 12.000 litros de cerveja, a manufatura contava com 32 funcionários. Ainda naquele ano, no dia 6 de setembro de 1888, Villiger registra a marca Brahma na Junta Comercial da Capital do Império.

A instalação de filiais da Antarctica começou em 1911, com a unidade de Ribeirão Preto. Em 1922, além das novas filiais em Santos e Rio de Janeiro, a Antarctica implantou agências nos principais centros consumidores do país.

O advento da industrialização no país e a chegada de novas levas de imigrantes europeus, especialmente em São Paulo e no sul do Brasil, fortaleceu o aparecimento de novas cervejarias no início do século XX. Os bares criaram um mercado consumidor que ajudaram a forjar alguns traços da cultura brasileira como a boêmia. O consumo, no entanto, teve uma forte retração durante e depois da Segunda Guerra Mundial, em função da escassez de matérias-primas essenciais para a produção da bebida.

Os anos 80 trazem um novo fôlego. O mercado tem uma forte expansão no princípio dos anos 90. Em 1999, Brahma e Antarctica anunciam sua aliança que dá início à primeira cervejaria global brasileira: a Ambev.

O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitou a entrada de novas marcas no mercado tanto da Ambev como da concorrência, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais que dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.

Brahma, hoje, é vendida em mais de 14 países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Rússia, Ucrânia, França, Espanha, Malta, Chipre, Itália, Bélgica, Portugal, Luxemburgo e Holanda.

Hoje, a Ambev exporta seu modelo de gestão para o mundo, adotado em unidades da AB-InBev, maior cervejaria do mundo. Mais de 100 profissionais brasileiros ocupam cargos de liderança em todas as operações da AB-InBev no mundo (EUA, Europa, China, Rússia).

Fonte: AmBev